A 12ª edição da Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida, vai percorrer 190 km, de 1º a 9 de junho . A concentração e a partida acontecem na Fazenda Ilha Verde no município de Araguaína. A partir daí serão 8 pousos, num trajeto entre os municípios de Araguaína, Santa Fé, Aragominas e Carmolândia. Dias de confraternização, reencontro de amigos e muita prosa.
No total, serão 11 dias de marcha até os portões do Sindicato Rural de Araguaína no dia 9 de junho (veja a relação de pousos, abaixo). Em seguida acontece o tradicional encerramento com a Queima do Alho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.
Este ano a Tropeada homenageia a Sra. Antônia Alves Lopez. Falecida no início de maio, Antônia Lopez foi uma das mais entusiasmadas participantes nas edições da Tropeada da Integração NSA. Sra. Antônia era esposa do saudoso fazendeiro João Rosa, de Xambioá, morto em 2004 e que foi um dos pioneiro no resgate da tradição da tropeada em nossa região.
História
Para a história do Tocantins, as comitivas de tropeiros tiveram papel fundamental ao desbravar regiões inóspitas do então norte de Goiás, até a segunda primeira metade do século XX. A natureza comercial e pacífica das comitivas criava laços de amizades entre seus integrantes e suas rotas e pousos no norte tocantinense e estão, com certeza, na história da criação de muitos de nossos municípios.
O Sindicato Rural de Araguaína acompanhará todo o evento e estaremos divulgando em nossas redes sociais.
Relacionado
Link para compartilhar: